RAQUEL PAULIN
soprano
RICARDO BALLESTERO
piano
DOMINGO | 12 DE MARÇO | 11H30
PROGRAMA
G. ROSSINI (1792-1868)
La Serenata
La Danza
La Promessa
Duetto buffo di due gatti
G. FAURÉ (1845-1924)
Notre amour
R. HAHN (1874-1947)
À Chloris
C. DEBUSSY (1862-1918)
Mandoline
E. CHAUSSON (1855-1899)
La Nuit
C. DEBUSSY (1862-1918)
Nuit d'étoiles
H. DUPARC (1848-1933)
Phidylé
La Fruite
F. OBRADORS (1897-1945)
Del Cabello más sutil
C. GUASTAVINO (1912-2000)
Cortadera Plumerito
F. OBRADORS (1897-1945)
Chiquitita, la Novia
C. GUASTAVINO (1912-2000)
La Rosa y el Sauce
C. DEBUSSY (1862-1918)
Chanson Espagnole
DANIEL UMBELINO
tenor
Soprano coloratura, RAQUEL PAULIN dedicou sua carreira ao longo de dez anos ao teatro musical. Formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, foi aluna de Walter Chamun, Laura de Souza e Rafael Andrade. Integrou o elenco da Academia de Ópera do Theatro São Pedro de 2016 a 2018, participando ativamente como solista na temporada do Theatro. Cantou sob a regência de maestros como Luiz Fernando Malheiro, André dos Santos, Marco Boemi, Abel Rocha, Rubens Ricciardi, Gabriel Rhein-Schirato e Cláudio Cruz. Premiada em concursos no Brasil e América Latina, participou de produções como Cartas Portuguesas, de João Guilherme Ripper, sob direção de Jorge Takla e regência de Roberto Tibiriça; cantou Cecy em Il Guarany de Carlos Gomes, Lauretta em Gianni Schicchi de Puccini e Adina em L’elisir d’amore de Gaetano Donizetti, todas pela Cia Ópera São Paulo; interpretou Lucy em O Telefone de Gian Carlo Menotti e Lieschen em A Cantata do Café, de Bach; realizou ainda diversos concertos pelo Brasil, como na celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna fazendo sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo junto à OSM sob regência do maestro Roberto Minczuk com as Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa Lobos. Recentemente, fez seu debut internacional no aclamado Beirut Chants Festival, no Líbano, acompanhada pelo pianista italiano Fabio Centanni
Vencedor do primeiro grande prêmio na 15ª edição do concurso Maria Callas, o tenor DANIEL UMBELINO é formado pela Escola de Municipal de Música de São Paulo. Foi aluno também na Accademia Rossiniana em Pesaro, onde estudou com Ernesto Palacio e Juan Diego Florez. Já trabalhou com grandes diretores como Graham Vick, Emílio Sagi, Bruno Berger-Gorski, Jorge Takla e André Heller-Lopes e com grandes maestros da cena internacional como Francesco Lanzillotta, Diego Matheuz, Nicolas Nägele e Luiz Fernando Malheiro. Com um repertório voltado a Rossini e ao Bel Canto, tem se apresentado em importantes teatros do Brasil e do mundo, como SemperOper em Dresden, Royal Opera House em Muscat, Rossini Opera Festival em Pesaro, Theatro São Pedro e Festival Amazonas de Ópera.
Nascido em São Paulo, o pianista RICARDO BALLESTERO dedica-se à música de câmara e à colaboração musical, tendo frequentemente realizado recitais ao lado dos mais renomados instrumentistas e cantores do país. Apresenta-se regularmente nas principais salas e teatros do Brasil, (Sala Cecília Meirelles, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro) e tem participado de vários projetos de gravação para promover a música vocal e instrumental de compositores brasileiros, como Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Como pianista e diretor musical, tem explorado novas formas de apresentação da canção e da música de câmara, que resultaram em diversas colaborações com a São Paulo Companhia de Dança. Foi professor na Universidade de Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos nos EUA, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Sérvia e Argentina. É Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Estudou também no Westminster Choir College (mestrado) e na Universidade de São Paulo (bacharelado). Foi integrante do Houston Grand Opera Studio em 2003-04. Desde 2005, é professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.